A chave presencial (ou chave de presença) é um dispositivo em posse do condutor que se comunica com sensores no veículo, destravando as portas e desbloqueando a partida do motor, que é feita por um botão ou alavanca dentro do carro, sua codificação é mais complexa e está presente somente em alguns modelos automotivos mais modernos. Além disso, o custo de uma cópia é elevado. A grande diferença é que, nessa chave, não há aquela parte metálica que normalmente é inserida na ignição.Ele emite um sinal contendo o código específico do seu carro, que pode ser detectado pelo próprio veículo, no entanto, é preciso ter a chave presente a alguns centímetros de distância.
Vantagens da chave presencial:
O veículo fica mais seguro, isso porque não há necessariamente uma entrada para chave, diminuindo as vias de acesso ao carro e ignição do motor. Isso dificulta o furto.
Maior facilidade para ligar o motor, pois tudo o que você precisa fazer é pressionar um botão. Enquanto o transmissor da chave e o receptor dentro do carro estiverem bons, o funcionamento tende a ser contínuo.
Sistema mais agradável ao motorista, já que é um modelo mais prático, já que mal precisa ser retirada do bolso para ser acionada, é menor e mais compacta que uma chave de carro tradicional e apresenta maior segurança para o motorista e o veículo.
Desvantagens da chave presencial:
Preço mais elevado em relação a outros modelos de chaves, já que tem o fator de “novidade”. Sendo assim, o custo de instalação e manutenção desse sistema tende a ser bem mais alto que o de um modelo tradicional de chave e fechadura, apesar dos benefícios citados acima o público acaba vendo isso como um luxo desnecessário.
Difícil acesso à tecnologia, para poder prestar serviços relativos à chave presencial, o chaveiro precisa adquirir ferramentas, aprender como elas funcionam, estudar a tecnologia e se capacitar. A demanda não é muito elevada, o investimento em formação tende a ser alto, pois o número de materiais e cursos a respeito também ainda é pequeno, além de que o custo do serviço de manutenção e instalação costuma ser alto.
Possibilidade de interferência indevida no sinal, um bandido pode usar um aparelho para detectar ondas sendo transmitidas no ar e captar o sinal do transmissor. Dessa forma, ele pode identificar a assinatura do carro e fazer uma cópia da sua chave presencial. A partir desse momento, ele pode circular com o veículo sem chamar atenção.
Como funciona a chave presencial ?
Uma chave desse modelo é transformada em um transmissor de rádio para conseguir se conectar com o automóvel, além disso o automóvel também vem equipado com antenas internas e externas para conseguir detectar o sinal enviado pela chave. O veículo identifica quando o motorista está sentado com a chave em posse e então permite que o motor seja ligado pressionando o botão de ignição.
Resumindo a chave presencial é um protocolo de criptografia que consegue trocar dados com o automóvel. Para evitar intercepções e aumentar a segurança, o código é atualizado efetivamente.
Quanto custa uma chave presencial ?
Solicite orçamento através do direct do nosso Instagram: @Chaveiro Gv